segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Apresentação

No dia  22.10.2010  foram realizadas as apresentações dos conceitos de cada aluno. Na minha opinião todas as apresentações foram interessantes, algumas cómicas, tristes e até assustadoras.
     A apresentação do meu conceito foi simples. Eu não queria elaborar uma coisa muito grande e com muitos pormenores pois tenho a certeza que isso me teria feito baralhar.
     Eu tentei mostrar o meu lado da vida mais triste e aborrecido. Aquela rapariga que não precisa de ninguém, e que esta bem sozinha. E por outro lado tentei mostrar a minha mudança/o meu acordar diferente. Durante o tempo que estava a falar, pintava a cara com as tintas preta e branca que significou a mudança.
    
    Aspectos negativos da minha apresentação: enquanto contava a minha historia, comecei a esquecer-me do texto. Tinha uma folha de apontamentos mas não me ajudou em nada, pois os nervos eram tantos que quase comecei a tremer. Também durante a parte que pintava a cara, as tintas preta e branca juntaram-se e ficou uma cor acinzentada.


“A vida é um túnel! Mesmo sabendo onde fica a saída, não a consigo chegar até ela.”



                                      

                                         http://www.youtube.com/watch?v=RdxAA1aTwJo

domingo, 17 de outubro de 2010

Ourivesaria

Resumo das aulas


1ª aula - 21.09.2010


Foi a nossa primeira aula de tecnologias, começou pela apresentação das professoras, alunos e da tecnologia que íamos exercer ao longo de 6 semanas.
Vimos um power point onde as professoras deram-nos uma breve adeia do que se tratava a ourivesaria e os seus trabalhos. Tambem vimos algumas joais feitas pelos alunos do 10º (realizados com cobre e latão) 11º e 12º anos (realizados com prata) nos anos lectivos anteriores.
Falamos sobre os materias que iriamos utilizar este ano (materiais reciclados) e sobre o problema das oficinas que estao em construção. Aprofundamos tambem algumas técnicas como a técnica de ferragem, formação e soldadura.
Depois do intervalo, na segunda parte da aula, foram-nos entregues livros de ourivesaria para tirar ideias e desenhar no diário de projecto formas livres.

Desenhos / Formas




2ª aula - 28.09.2010

Na seguanda aula de Ourivesaria, vimos um power point que monstrou-nos a evolução da joais, tecnicas e materiais a serem utilizados.
Vimos peças criadas nos seculos passados e peças dos dias de hoje.
Observamos peças de alguns artistas como: René Lalique, Louis Cartier, Vratislav Nóvac, Kai Chan...
Depois do power point, foi nos proposto um trabalho oral a apresentar na ultima aula da tecnologia. A apresentaçao consiste em descrever uma peça a nossa ecolha.
Na segunda parte da aula, foi nos apresentada uma outra proposta: realizaçao de pequenas peças a partir de materiais reciclados para nos abituarmos a trabalhar com os mesmos.

"A metamorfose das joais no tempo"


René Lalique



   
    


 Louis Cartier



 Kai Chan

         


3ª aula - 12.10.2010

No inicio, as professoras relembraram-nos sobre o trabalho da joia. Deram nos uma breve ideia dos conteudos a serem apresentados: nome da peça, dimensões, materiais, data de criação, contexto historico, conceito e função.
A seguir, nós começamos a trabalhar nas nossas três peças inspirados no conceito (o meu acordar diferente), com os materiais reciclados.



Peça Nº 1




Peça Nº 2






sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Os meus referenciais



A vida é sempre a mesma mas hoje...
...eu acordei diferente!



As cores - a maneira mais simples de representar a felicidade, a alegria, as esperanças.

“O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo.   Antoine de Saint-Exupéry


 "Se eu tivesse que viver minha vida novamente, eu cometeria os mesmos erros, só que mais cedo."   Desconhecido



“Quanto vive, vive porque muda; muda porque passa; e, porque passa, morre. Tudo quanto vive perpetuamente se torna outra coisa, constantemente se nega, se furta à vida.”   Fernando Pessoa

Conceito




 Hoje acordei diferente. Acordei com mais força e determinação.
Queria correr, voar, sonhar...
Sentia-me bem comigo própria. Renasci depois de ter vivido.
Não quero voltar a ser o que era, gosto do meu novo eu.
Irei descobrir o meu novo horizonte, procurar novos caminhos e criar novas esperanças.
Não quero mudar, não vou mudar.
Vou correr, voar, sonhar.


Metamorfose

Um acordar diferente

“Um dia de manhã, ao acordar dos seus sonhos inquietos, Gregor Samsa deu por si em cima da cama, transformado num insecto monstruoso.
Estava deitado de costas, sentia a carapaça dura e, ao elevar um pouco a cabeça, via a barriga arredondada, de cor castanha, dividida em faixas rígidas arqueadas, e no alto dela a coberta da cama em equilíbrio instável, quase a resvalar.
As muitas pernas, penosamente finas em comparação com a sua actual corpulência, tremiam diante dos seus olhos perplexos. (…)”

                                              “A Metamorfose”, Franz Kafka