segunda-feira, 1 de novembro de 2010

"Pedro, o grande"

Em ourivesaria tivemos que escolher uma jóia para apresentar a turma. Eu escolhi uma peça da Antiga Rússia (Rússia Czarista) porque queria mostrar um pouco da minha terra e algumas tradições.




Eu escolhi os Fabergé, pois eram joalheiros Russos de descendência Francesa muito conhecidos Na antiga Rússia e ate agora. Estes tornaram-se famosos pelos seus objectos de artes (ovos Imperiais entre outros).

Porque ovos?
A Pascoa era muito especial na Rússia Czarista. Eles presenteavam-se com ovos, que representavam a «nova vida que surgia, o renascer das esperanças. O povo trocava entre si ovos pintados enquanto a família real e os nobres trocavam ovos em ouro.



“Pedro, o grande”
Data: 1903
Historia: Kzar Nicolau II encomendou para oferecer a sua mulher Alexandra Feodorovna.
Estilo: Rococó
Materiais: Ouro verde, amarelo e vermelho, platina, diamantes, rubis, esmalte, cristal de rocha
Tamanho: 11 cm diâmetro
Museu: Belas Artes EUA

O ovo foi feito para celebrar o Bicentenário da cidade de São Petersburgo. O ovo aos lados tem duas miniaturas do Kzar Nikolau II e Pedro, o Grande (fundador da cidade de São Petersburgo). As miniaturas são para comparar o “antes” e o “depois” da cidade.

As curvas são definidas com diamantes e rubis. O corpo do ovo é coberto por folhas de louro e por cima 14 quilates de ouro verde.
A volta do ovo estão fitas a descrever a vida dos dois reis.
Em cima do ovo esta uma coroa que significa “o real/realeza”.
Em frente e atrás estão mais duas miniaturas em aguarelas do Palácio de Inverno e cabine de registos do Pedro, o Grande.


Com o ovo aberto, um mecanismo que levanta uma miniatura do Pedro, o Grande que fica a frente do Rio Neva, São Petersburgo.

Sem comentários:

Enviar um comentário